ATUALIZAÇÃO
BIBLIOGRÁFICA SOBRE EDUCAÇÃO & RELIGIÃO
N. 02
Leitoras e Leitores,
para este período de férias nosso BLOGGER irá divulgar publicações no campo de EDUCAÇÃO E RELIGIÃO. Esperamos que estas sugestões colaborem em sua atualização.
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Propomos a leitura da Editora Insular
Perspectivas pedagógicas do
ensino religioso: formação inicial para um profissional do Ensino Religioso
Autores: Edile Maria
Fracaro Rodrigues, Sérgio Rogério Azevedo Junqueira e Lourival José Martins
Filho
ISBN:
978-85-7474-853-5
Páginas: 144
Ano: 2015
Sinopse:
O livro está composto
por duas partes, uma de contextualização das relações entre Educação, Formação
Docente e Ensino Religioso e outra sobre Escolarização e Ensino Religioso
sistematizado a partir da compreensão do currículo escolar. Por sua vez, a
abordagem abrange cinco unidades básicas: Educação e Formação do Professor;
Ensino Religioso: Identidade e Formação; Ensino Religioso e os Processos de
Aprendizagem; Ensino Religioso no Currículo Escolar e Currículo e Avaliação no
Ensino Religioso.
ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL
Organizador: Sérgio
Rogério Azevedo Junqueira
ISBN:
978-85-7474-845-0
Páginas: 56
Ano: 2015
APRESENTAÇÃO
O Ensino Religioso no Brasil tem suas
raízes na longa história religiosa e cultural desde o século XVI. O “encontro”
do cristianismo com religiões indígenas e africanas resultou em sincretismo que
não pode ser ignorado pela legislação e pedagogia atuais. Este sincretismo, por
sua vez, não permite uniformização religiosa, mas o reconhecimento e afirmação
do pluralismo religioso. Além disso, em decorrência do trato do Ensino
Religioso em nível de legislações regionais é imperativo que a pesquisa
considere também as pluralidades em perspectiva geográfica brasileira.
O “Ensino Religioso no Brasil” é
resultado de um mapeamento analítico da história, do sistema de ensino, da
legislação, das produções acadêmicas, de eventos e da formação de profissionais
da disciplina no país. Neste sentido, trata-se de uma obra original, a
constituir-se em marco e subsídio obrigatório sobre o tema no país.
A obra resulta de pesquisas coordenadas
pelo Grupo de Trabalho (GT) Religião e Educação da Associação Nacional de
Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE) em
parceria com o Núcleo de Apoio Pedagógico da Universidade do Estado de Santa
Catarina que tem como objetivo apoiar ações e iniciativas voltadas para a
formação de professores (as) da Educação Básica e Educação Básica. Sendo que o
GT Religião e Educação é o grupo mais antigo da ANPTECRE e pode ser considerado
observatório do Ensino Religioso para a ANPTECRE, acompanhando e protagonizando
debates sobre o tema em nível nacional.
O conteúdo de “Ensino Religioso
no Brasil” está dividido em duas grandes partes. Na primeira parte, o
leitor e a leitora encontrará análise sobre a multiplicidade de perspectivas,
os aspectos legais e sistema brasileiro de ensino e o lugar do Ensino
Religioso. Na segunda parte, a obra mapeia contexto, realidade e situação do
Ensino Religioso nos Estados brasileiros e no Distrito Federal.
Os debates e esforços em torno do
Ensino de Religioso no Brasil são plurais. Neste sentido, a ANPTECRE se entende
parceira do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER), da
Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER), da Associação Brasileira
de História das Religiões (ABHR), bem como de sociedades, associações, grupos
de pesquisa, lideranças e movimentos afins ao tema.
Desejamos que leitores e leitoras
encontrem em “Ensino Religioso no Brasil” pesquisas instigantes que motivem
novas pesquisas e ações em prol do Ensino Religioso que considere a diversidade
geo-cultural-religiosa brasileira.
Wilhelm Wachholz
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