Pesquisar este blog

8 de dezembro de 2015



ATUALIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE EDUCAÇÃO & RELIGIÃO
N. 01


Leitoras e Leitores,

para este período de férias nosso BLOGGER irá divulgar publicações no campo de EDUCAÇÃO E RELIGIÃO. Esperamos que estas sugestões colaborem em sua atualização.



¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨


As duas primeiras SUGESTÕES são publicações da EDITORA CRV



AMOR SACRALIZADO E AMOR BANIDO:
gênero, orientação sexual e espiritualidade

Autor(es): Sérgio Rogério Azevedo Junqueira - Claudia Regina Kluck - Emerli Schlögl
ISBN: 978-85-444-0467-6
Editora: EDITORA CRV
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 154
Ano de Edição: 2015
Formato do Livro: 14x21

Sinopse
Toda sociedade, e a escola de maneira especial, participa passiva ou ativamente de discussões sobre economia, política, aspectos religiosos, guerras internacionais ou urbanas. Isso se desprende do cotidiano dos estudantes, professores/professoras e da comunidade em que está inserida. Um dos temas sobre o qual a escola nem sempre está disposta a refletir é a sexualidade humana, especialmente quando seu público alvo são indivíduos que estão em processo de descoberta de sua própria sexualidade.
Muitas são as temáticas abordadas quando o assunto é sexualidade, porém Gênero & Orientação Sexual, termos que se referem à atração física, emocional e espiritual para pessoas de sexo oposto ou de mesmo sexo, pretende falar ao coletivo sobre homossexualidade, heterossexualidade e bissexualidade.
A temática é complexa, e apesar das pesquisas avançadas na área da Psicologia, além de outras ciências, que abordam o tema da orientação sexual, especialmente tentando entender a determinação sexual quando se apresenta como homo, trans ou bissexual, relacionando ou não a doença, ou transtorno que pudesse com base em algum tipo de tratamento ser alterado. Há também uma corrente de pensamento que defende que heterossexualidade, homossexualidade ou bissexualidade não configuram opções ou preferências, tendo em vista que as pessoas não escolherem sua orientação, apenas vivenciando ou negando seus sentimentos e atrações.


http://www.editoracrv.com.br/?f=produto_detalhes&pid=31212




SOCIEDADE, CULTURA E COMUNIDADE:
educar para o diálogo intercultural

Autor(es): Sérgio Rogério Azevedo Junqueira
ISBN: 978-85-444-0483-6
Editora: EDITORA CRV
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 76
Ano de Edição: 2015
Formato do Livro: 14x21


Sinopse
Quarenta e oito anos após a promulgação da Gravissimum Educationis, no ano de 2013 foi publicado o Documento da Congregação para a Educação Católica e aprovado pelo Papa Francisco “Educar ao diálogo intercultural na escola Católica”. Desta forma, apelos e desafios realizados no século XX são revisitados nesta segunda década do século XXI. Este documento, composto por uma introdução, cinco capítulos e uma conclusão, realiza o seguinte percurso: inicialmente apresenta o contexto refletindo sobre a expressão e conceito da cultura e da pluralidade. A partir deste cenário, propõe dialogar sobre as atitudes diante desta pluralidade, pois localizamos compreensões diferenciadas para esta realidade tão diversificada. Exige estabelecer alguns fundamentos da interculturalidade, como os fundamentos teológicos, antropológicos e pedagógicos; pois a partir deste diálogo intercultural, orienta a ação da escola católica, uma realidade exigente e ampla no cenário de ensino-aprendizagem institucionalizado, finalmente com o registro da contribuição da escola católica neste contexto plural. Visando colaborar na leitura do cenário brasileiro propomos alguns textos para realizar a releitura deste documento na pluralidade cultural da escola católica deste imenso país. Para tal, esse texto que tenho o prazer de apresentar, é um esforço nesse sentido. Preocupa-se em lançar um olhar sincero sobre nossa realidade complexa e plural e de buscar fundamentos teóricos plausíveis que possam nos introduzir nesse processo educativo em direção à diversidade de forma consistente, sabendo reconhecer o essencial e o acidental.


http://www.editoracrv.com.br/?f=produto_detalhes&pid=31219

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecido pela postagem