BASE
COMUM NACIONAL
6o Estudo
A
organização para os dois primeiros anos da Educação Básica consta da seguinte
estrutura:
Para o PRIMEIRO ANO
SER HUMANO (SER DE RELAÇÃO
– ALTERIDADE)
- Perceber-se como pessoa
dependente de outras pessoas e das relações que se estabelecem no coletivo
familiar, escolar, na instância religiosa, comunitária e no meio ambiente;
- Reconhecer que o “eu”
estabelece relações com a natureza e com a sociedade mediadas pelo corpo, pelas
linguagens e pelas especificidades histórico sociais;
- Reconhecer-se como
membro de um núcleo de convivência familiar e de organizações sociais, onde
coexistem diferentes corporeidades, identidades, crenças, práticas, costumes,
cada qual com suas necessidades, sentimentos, desejos, opções, sonhos,
carências, medos, fragilidades e potencialidades.
CONHECIMENTOS RELIGIOSOS
(DIFERENÇAS – SÍMBOLOS – CULTURA para uma identidade)
- Entender as
singularidades constituintes dos seres humanos, que conferem dignidade,
independentemente de suas diferenças físicas, étnicas, culturais, religiosas,
de posição social, de modos de ser e de se apresentar;
- Perceber que tanto o
“outro” quanto o “eu” possuem sentimentos, lembranças, memórias, símbolos,
valores, saberes e crenças que se constituem como referências para a construção
da identidade pessoal e coletiva e que merecem consideração e reconhecimento.
PRÁTICAS RELIGIOSAS E NÃO
RELIGIOSAS (SÍMBOLOS E ESPAÇOES para marcar esta identidade)
- Perceber a presença de
símbolos, valores e crenças em suas manifestações nos diferentes espaços,
territórios sagrados e territorialidades, para conhecer.
Para o SEGUNDO ANO
SER HUMANO (IDENTIFICAÇÃO
de símbolos, memórias, expressões)
- - Identificar o conjunto
de lembranças e símbolos sócio/familiares e comunitários que integram,
identificam e diferenciam as pessoas em suas culturas.
- Reconhecer a existência
de símbolos religiosos e não religiosos como elementos identitários das
diferentes culturas, tradições e expressões religiosas.
- Identificar orientações e
princípios éticos presentes nas diferentes culturas e tradições religiosas relacionadas
ao respeito e ao cuidado da vida, da natureza, do corpo e da saúde.
CONHECIMENTOS RELIGIOSOS
(Símbolos e Alimentos que representam uma identidade)
- Conhecer os símbolos
religiosos relacionando-os às suas respectivas culturas, tradições e expressões
religiosas, valorizando tanto sua dimensão imanente (material) quanto transcendente
(espiritual).
- Conhecer alimentos
considerados sagrados pelas culturas, tradições e expressões religiosas,
identificando os diferentes sentidos e valores que assumem em cada contexto.
PRÁTICAS RELIGIOSAS E NÃO
RELIGIOSAS (Territórios para dar identidade)
- Identificar territórios
sagrados e territorialidades presentes na sociedade.
Porém
o sujeito – ESTUDANTE deste período caracteriza-se:
1º ano
1º ano
Entre 5 e 6 anos
- · tempo máximo de concentração 10minutos;
- · vocabulário simples e imaginação aguçada;
- · abordar/trabalhar conceitos de amor e contribuir (J.Fowler);
- · atividade que dêem condição de brincar com os outros;
- · espaço para expressão de emoções, toque físico (abraços);
- · -interesse das crianças em abordar a “morte”
- · envolver o corpo: noção do próprio corpo no espaço, resistência muscular e equilíbrio;
- · interesses / utilizar: compartilhar, demonstrar afeto, desenvolver concentração, movimento corpo, equilíbrio, elementos natureza utilizando a experimentação, desenhos mais detalhados, audiovisuais atividades curtas e diversificadas, cooperação/colaboração e compartilhar
2º ano
Entre 6 e 7 anos
- · tempo máximo de concentração 20minutos; vocabulário simples e imaginação aguçada;
- · abordar/trabalhar conceitos de paciência, tolerância e valores (J.Fowler);
- · atividade desafiadoras e que dêem condição de competir com os outros;
- · espaço para desenvolvimento de auto controle (impaciência e excitabilidade);
- · necessidade de aceitação e segurança;
- · desenvolver atividades em grupo ;
- · interesses / utilizar: imaginação, curiosidade, memorização, raciocínio concreto, observação.
Atividade
Existe coerência entre a proposta
organizacional e o sujeito que ira participar deste percurso ? Responda e justifique.
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