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2 de novembro de 2015

BASE COMUM NACIONAL



6o Estudo

A organização para os dois primeiros anos da Educação Básica consta da seguinte estrutura:

Para o PRIMEIRO ANO

SER HUMANO (SER DE RELAÇÃO – ALTERIDADE)

- Perceber-se como pessoa dependente de outras pessoas e das relações que se estabelecem no coletivo familiar, escolar, na instância religiosa, comunitária e no meio ambiente;

- Reconhecer que o “eu” estabelece relações com a natureza e com a sociedade mediadas pelo corpo, pelas linguagens e pelas especificidades histórico sociais;

- Reconhecer-se como membro de um núcleo de convivência familiar e de organizações sociais, onde coexistem diferentes corporeidades, identidades, crenças, práticas, costumes, cada qual com suas necessidades, sentimentos, desejos, opções, sonhos, carências, medos, fragilidades e potencialidades.

CONHECIMENTOS RELIGIOSOS (DIFERENÇAS – SÍMBOLOS – CULTURA para uma identidade)

- Entender as singularidades constituintes dos seres humanos, que conferem dignidade, independentemente de suas diferenças físicas, étnicas, culturais, religiosas, de posição social, de modos de ser e de se apresentar;

- Perceber que tanto o “outro” quanto o “eu” possuem sentimentos, lembranças, memórias, símbolos, valores, saberes e crenças que se constituem como referências para a construção da identidade pessoal e coletiva e que merecem consideração e reconhecimento.

PRÁTICAS RELIGIOSAS E NÃO RELIGIOSAS (SÍMBOLOS E ESPAÇOES para marcar esta identidade)

- Perceber a presença de símbolos, valores e crenças em suas manifestações nos diferentes espaços, territórios sagrados e territorialidades, para conhecer.

Para o SEGUNDO ANO

SER HUMANO (IDENTIFICAÇÃO de símbolos, memórias, expressões)

- - Identificar o conjunto de lembranças e símbolos sócio/familiares e comunitários que integram, identificam e diferenciam as pessoas em suas culturas.

- Reconhecer a existência de símbolos religiosos e não religiosos como elementos identitários das diferentes culturas, tradições e expressões religiosas.

- Identificar orientações e princípios éticos presentes nas diferentes culturas e tradições religiosas relacionadas ao respeito e ao cuidado da vida, da natureza, do corpo e da saúde.

CONHECIMENTOS RELIGIOSOS (Símbolos e Alimentos que representam uma identidade)

- Conhecer os símbolos religiosos relacionando-os às suas respectivas culturas, tradições e expressões religiosas, valorizando tanto sua dimensão imanente (material) quanto transcendente (espiritual).

- Conhecer alimentos considerados sagrados pelas culturas, tradições e expressões religiosas, identificando os diferentes sentidos e valores que assumem em cada contexto.

PRÁTICAS RELIGIOSAS E NÃO RELIGIOSAS (Territórios para dar identidade)

- Identificar territórios sagrados e territorialidades presentes na sociedade.

Porém o sujeito – ESTUDANTE deste período caracteriza-se:

 1º ano
Entre 5 e 6 anos
  • ·       tempo máximo de concentração 10minutos;
  • ·        vocabulário simples e imaginação aguçada;
  • ·       abordar/trabalhar conceitos de amor e contribuir (J.Fowler);
  • ·        atividade que dêem condição de brincar com os outros;
  • ·        espaço para expressão de emoções, toque físico (abraços);
  • ·       -interesse das crianças em abordar a “morte”
  • ·        envolver o corpo: noção do próprio corpo no espaço, resistência muscular e equilíbrio;
  • ·        interesses / utilizar: compartilhar, demonstrar afeto, desenvolver concentração, movimento corpo, equilíbrio, elementos natureza utilizando a experimentação, desenhos mais detalhados, audiovisuais atividades curtas e diversificadas, cooperação/colaboração e compartilhar


2º ano
Entre 6 e 7 anos
  • ·        tempo máximo de concentração 20minutos; vocabulário simples e imaginação aguçada;
  • ·        abordar/trabalhar conceitos de paciência, tolerância e valores (J.Fowler);
  • ·        atividade desafiadoras e que dêem condição de competir com os outros;
  • ·        espaço para desenvolvimento de auto controle (impaciência e excitabilidade);
  • ·        necessidade de aceitação e segurança;
  • ·        desenvolver atividades em grupo ;
  • ·        interesses / utilizar: imaginação, curiosidade, memorização, raciocínio concreto, observação.



Atividade

Existe coerência entre a proposta organizacional e o sujeito que ira participar deste percurso ? Responda e justifique.

Escreva para nós gper@gper.com.br 


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