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18 de outubro de 2015

BASE COMUM NACIONAL




4o Estudo


A BASE NACIONAL COMUM formaliza a presença do Ensino Religioso na área de HUMANAS para que os estudantes compreendam a leitura religiosa da sociedade a partir do conhecimento religioso que podemos traduzir no desenvolvimento do fenômeno religioso e que nos permite compreender como as manifestações religiosas interferem na política, econômica no ethos, nas artes das diferentes comunidades. Em decorrência desta compreensão a Associação de Programas de Teologia e Ciências da Religião, assim como a Sociedade de Teólogos e Cientistas da Religião, Associação Brasileira de História das Religiões solicitou ao Conselho Nacional de Pesquisa que ao reorganizar a árvore do conhecimento de Estudos da Religião articulasse o Ensino Religioso como Ciências da Religião aplicada.
Nesta segunda década do século XXI o Ensino Religioso assume um perfil a partir da escola na perspectiva das Ciências Humanas vinculado a Ciências da Religião em diálogo com a Educação visando o processo de ensino-aprendizagem. Para tal a disciplina está sendo articulada a partir de temas como MITOS – RITOS – TEXTOS – SÍMBOLOS – ETHOS em uma leitura espacialmente e historicamente contextuadas. 

Atividade

Como organizar o Ensino Religioso a partir desta nova  concepção ?

Escreva para nós gper@gper.com.br 

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