BASE COMUM NACIONAL
4o Estudo
A BASE NACIONAL COMUM
formaliza a presença do Ensino Religioso na área de HUMANAS para que os
estudantes compreendam a leitura religiosa da sociedade a partir do
conhecimento religioso que podemos traduzir no desenvolvimento do fenômeno
religioso e que nos permite compreender como as manifestações religiosas
interferem na política, econômica no ethos, nas artes das diferentes
comunidades. Em decorrência desta compreensão a Associação de Programas de
Teologia e Ciências da Religião, assim como a Sociedade de Teólogos e
Cientistas da Religião, Associação Brasileira de História das Religiões
solicitou ao Conselho Nacional de Pesquisa que ao reorganizar a árvore do
conhecimento de Estudos da Religião articulasse o Ensino Religioso como
Ciências da Religião aplicada.
Nesta segunda década do
século XXI o Ensino Religioso assume um perfil a partir da escola na
perspectiva das Ciências Humanas vinculado a Ciências da Religião em diálogo com
a Educação visando o processo de ensino-aprendizagem. Para tal a disciplina
está sendo articulada a partir de temas como MITOS – RITOS – TEXTOS – SÍMBOLOS –
ETHOS em uma leitura espacialmente e historicamente contextuadas.
Atividade
Como organizar o Ensino Religioso a partir desta nova concepção ?
Escreva para nós gper@gper.com.br
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