História Contemporânea do Ensino Religioso
A história do ensino
religioso contemporâneo passou por algumas significativas mudanças. Inicialmente
nos anos setenta a primeira alteração foi à discussão sobre a distinção entre o
ensino religioso e a catequese, a segunda foi à compreensão que sua articulação
deveria ser a partir da escola. Ocupando-se com a fundamentação pedagógica para
assumir um perfil de componente curricular. Nos anos noventa a leitura a partir
da diversidade religiosa foi à terceira alteração, posteriormente tendo como
ano base 2006 ocorreu à quarta alteração com o início da vinculação do ensino religioso
com a Ciências da Religião e as Instituições de Ensino Superior, desta forma
assumindo uma perspectiva de pesquisa-ensino-extensão.
Todas estas modificações
foram fundantes para deixar o Ensino Religioso de uma atividade eclesial, uma
ação pastoral para ser efetivamente um componente curricular.
Efetivando que a
disciplina não é um ato pastoral, nem um exercício de ecumenismo ou de diálogo
religioso, estas ações são eclesiais e não acadêmicas. Foi uma longa construção
para a constituição como espaço do conhecimento.
O Ensino Religioso assumiu neste século XXI um perfil acadêmico-escolar deixando de ser uma ferramenta de instrução eclesial. Assumindo a perspectiva da formação para a DIVERSIDADE - CONHECER PARA RESPEITAR.
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