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20 de setembro de 2015

BASE COMUM NACIONAL



Hoje iniciamos um novo ESTUDO no BLOG FORMAÇÃO CONTINUADA é sobre o DOCUMENTO DA BASE COMUM NACIONAL publicado pelo Ministério da Educação. Participe !!I

1o Estudo

O documento divulgado na semana passada denominado de Base Comum Nacional (BCN) é uma proposta organizada por equipes estabelecidas pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, pretende propor os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na Creche até o final do Ensino Médio. Com ela os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica e as famílias poderão participar e acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos. Esta base será mais uma ferramenta que vai ajudar a orientar a construção do currículo nas escolas brasileiras em todo o território nacional, sejam elas públicas ou particulares. A BCN indicará quais os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas Áreas de Conhecimento: na Matemática, nas Linguagens e nas Ciências da Natureza e Humanas, desta forma orientará formulação do projeto Político-Pedagógico das escolas, permitindo maior articulação deste. A partir da Base, os mais de 2 milhões de professores continuarão podendo escolher os melhores caminhos de como ensinar e, também, quais outros elementos (a Parte Diversificada) precisam ser somados nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos. Tudo isso respeitando a diversidade, as particularidades e os contextos de onde estão. O que se pretende que esta BCN atenda ao Plano Nacional de Educação e em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a educação Básica, o objetivo da Base Nacional Curricular para sinalizar os percursos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes ao longo da educação Básica, com a tarefa de promover curiosidade, imaginação e investigação ao longo das diferentes etapas de tal forma que os conhecimentos sejam contextualizados e seja promovido a generalização e a abstração.
Neste novo cenário o Ensino Religioso por estar contemplado na Constituição (Art. 210), na LDB (Art. 33) e nas Diretrizes foi abordada na BCN nas Ciências Humanas que compõem um campo cognitivo dedicado aos estudos da existência humana e das intervenções sobre a vida, problematizando as relações sociais e de poder, os conhecimentos produzidos, as culturas e suas normas, as políticas e leis, as sociedades nos movimentos de seus diversos grupos, os tempos históricos, os espaços e as relações com a natureza. Essa área reúne estudos de ações, de relações e de experiências coletivas e individuais que refletem conhecimentos sobre a própria pessoa e sobre o mundo em diferentes manifestações naturais e sociais. Ainda que sujeita a diferentes correntes e vertentes teóricas, o pressuposto fundamental da área considera o ser humano como protagonista de sua existência.


Atividade

Leia os seguintes textos:

Após a leitura dos três textos explique qual a identidade do Ensino Religioso brasileiro ?
Escreva a resposta para gper@gper.com.br 


Estudo no. 02 no dia 27 de setembro

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