Pesquisar este blog

27 de setembro de 2015

BASE COMUM NACIONAL



2o Estudo


Texto da BASE COMUM NACIONAL sobre OBJETO DE ESTUDO DO ENSINO RELIGIOSO:
O Ensino Religioso, cujo objeto de estudo é o conhecimento religioso, assume o diálogo como um princípio metodológico orientador dos processos de observação, de análise, de apropriação e de ressignificação dos saberes, organizando-se, na Educação Básica, a partir de eixos, a saber:
  • SER HUMANO, considerando as corporeidades, as alteridades, as identidades, as imanência-transcendência, os valores e os limites éticos, os direitos humanos, a dignidade;
  • CONHECIMENTOS RELIGIOSOS, considerando os mitos, os ritos, os símbolos, as ideias de divindades, as crenças, os textos sagrados orais e escritos, as filosofias de vida, as ideologias e as doutrinas religiosas;
  • PRÁTICAS RELIGIOSAS E NÃO RELIGIOSAS, considerando suas manifestações nos diferentes espaços, os territórios sagrados e as territorialidades, as experiências religiosas e não religiosas, as lideranças religiosas, o ethos, as espiritualidades, as diversidades, a política, a ecologia.
Na perspectiva da diversidade cultural, religiosa e dos direitos humanos, o Ensino Religioso não pode ser concebido como ensino de uma religião ou das religiões na escola. Busca desconstruir significados e experiências colonialistas, reconstruindo atitudes de valoração e respeito às diversidades, ao mesmo tempo em que instiga a problematização das relações de saberes e poderes de caráter religioso, presentes na sociedade e respectivamente no cotidiano escolar.
O estudo dos conhecimentos religiosos constitui um dos elementos da formação integral e objetivo de aprendizagem dos/as estudantes, tendo em vista uma melhor compreensão da sociedade e do mundo, no sentido de salvaguardar a liberdade de expressão religiosa e não religiosa – tais como o materialismo, o ateísmo, o ceticismo e o agnosticismo, entre outras - e de assegurar a promoção e a defesa da dignidade humana.

 Texto da Prof. Lizete Vieser de 2001 no Caderno Temático 01 – sobre a Compreensão de O Conhecimento Religioso


A escola, pela sua função social, constitui-se no espaço de construção e ressignificação dos conhecimentos historicamente produzidos e acumulados.
Como parte do patrimônio da humanidade, o conhecimento religioso também está disponível na escola, pois é um conhecimento que explicita o fenômeno religioso, presente em todas as culturas, universal e indestrutível por que radicando no ser humano.
Logo, é veiculado no Ensino Religioso, enquanto conhecimento humano historicamente constituído, sem a conotação de conhecimento revelado. O conhecimento revelado é fundamento de crenças religiosas, assumido a partir do revelador e é acolhido pelo crente, o que supõe adesão, ato de fé, e é patrimônio da Tradição Religiosa.
·                 “Por questões éticas, religiosas e até legais, não cabe à escola propor adesão e vivência desses conhecimentos enquanto princípios de conduta religiosa e confessional, mas sim veicular o conhecimento religioso”. (cf. PCNER p. 22)
Dessa forma, o conhecimento do fenômeno religioso está fundamentado nas ciências humanas, sociais e na religião, suporte mínimo necessário para o desenvolvimento do Ensino Religioso como um saber. Portanto, esse conhecimento, na disciplina Ensino Religioso, remete para a “construção do saber”, entendido em suas diversas nuances.
As diferenças básicas, determinantes pelo encaminhamento do Ensino Religioso no fazer pedagógico, mesclam-se nas diferentes tendências que perpassam a escola.
Assim, o saber decorrente pode ser classificado em:
- “saber em si” que é o olhar acerca de algo, de alguém, de algum lugar, que se resume no repasse de informações; é a informação pela informação. Isto também ocorre no Ensino Religioso quando se faz o ensino da doutrina (doutrinação).
Neste sentido, no Ensino Religioso, o “saber” construído a partir das respostas elaboradas pelas Tradições Religiosas e Culturas á  caracterizado como um “saber em si”, veiculado como informação, mesmo que seja na perspectiva da pluralidade (mais de uma);
- “saber em relação” que é o saber a partir das múltiplas relações sociais, políticas, econômicas, ideológicas. No Ensino Religioso expresso pelo currículo organizado na perspectiva das relações do ser humano consigo mesmo, com os outros, com o mundo e o Transcendente;
- “saber de si” que é o algo a partir de si mesmo, na busca de respostas existenciais (Quem sou? De onde vim? Para onde vou? Por que vivo?)
O “saber” (expresso pelos conteúdos), enfocado na perspectiva das relações históricas, desencadeia uma valoração de ética (comportamento decorrente), que hoje é explorado como Temas Transversais, os valores da Vida Cidadã, para todas as disciplinas. E o seu fundamento está na Antropologia.
Já o “saber de si”, o entendimento de si, se dá na reconstrução de significados pela releitura (análise, interpretação) dos elementos do fenômeno religioso, pois, para todo ser humano, culturas e tradições religiosas são elementos significativos, densos e tensos que se conectam na formação do cidadão. Assim, o “saber de si” fundamenta-se na fenomenologia religiosa.

Considerando as categorias (conhecimento, pensamento e currículo, aula, aprendizagem, ciência fundante), pode-se então entender a produção do conhecimento no Ensino Religioso.

Atividade

O que vamos estudar no ENSINO RELIGIOSO ?
A partir dos textos propostos acima - O QUE É O CONHECIMENTO RELIGIOSO ? 
Escreva para nós gper@gper.com.br 

Estudo no. 03 no dia 10 de outubro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecido pela postagem