BASE COMUM NACIONAL
2o Estudo
Texto da BASE COMUM NACIONAL sobre OBJETO DE ESTUDO DO ENSINO RELIGIOSO:
O Ensino Religioso, cujo objeto de estudo é o
conhecimento religioso, assume o diálogo como um princípio metodológico
orientador dos processos de observação, de análise, de apropriação e de
ressignificação dos saberes, organizando-se, na Educação Básica, a partir de
eixos, a saber:
- SER HUMANO, considerando as
corporeidades, as alteridades, as identidades, as
imanência-transcendência, os valores e os limites éticos, os direitos
humanos, a dignidade;
- CONHECIMENTOS RELIGIOSOS,
considerando os mitos, os ritos, os símbolos, as ideias de divindades, as
crenças, os textos sagrados orais e escritos, as filosofias de vida, as
ideologias e as doutrinas religiosas;
- PRÁTICAS RELIGIOSAS E NÃO
RELIGIOSAS, considerando suas manifestações nos diferentes espaços, os
territórios sagrados e as territorialidades, as experiências religiosas e
não religiosas, as lideranças religiosas, o ethos, as espiritualidades, as
diversidades, a política, a ecologia.
Na perspectiva da diversidade cultural,
religiosa e dos direitos humanos, o Ensino Religioso não pode ser concebido
como ensino de uma religião ou das religiões na escola. Busca desconstruir
significados e experiências colonialistas, reconstruindo atitudes de valoração
e respeito às diversidades, ao mesmo tempo em que instiga a problematização das
relações de saberes e poderes de caráter religioso, presentes na sociedade e
respectivamente no cotidiano escolar.
O estudo dos conhecimentos
religiosos constitui um dos elementos da formação integral e objetivo de
aprendizagem dos/as estudantes, tendo em vista uma melhor compreensão da
sociedade e do mundo, no sentido de salvaguardar a liberdade de expressão
religiosa e não religiosa – tais como o materialismo, o ateísmo, o ceticismo e
o agnosticismo, entre outras - e de assegurar a promoção e a defesa da dignidade
humana.
Texto da Prof. Lizete Vieser de 2001 no Caderno Temático 01 – sobre a Compreensão de O Conhecimento Religioso
A
escola, pela sua função social, constitui-se no espaço de construção e
ressignificação dos conhecimentos historicamente produzidos e acumulados.
Como
parte do patrimônio da humanidade, o conhecimento religioso também está
disponível na escola, pois é um conhecimento que explicita o fenômeno
religioso, presente em todas as culturas, universal e indestrutível por que
radicando no ser humano.
Logo,
é veiculado no Ensino Religioso, enquanto conhecimento humano historicamente
constituído, sem a conotação de conhecimento revelado. O conhecimento revelado
é fundamento de crenças religiosas, assumido a partir do revelador e é acolhido
pelo crente, o que supõe adesão, ato de fé, e é patrimônio da Tradição
Religiosa.
·
“Por questões éticas,
religiosas e até legais, não cabe à escola propor adesão e vivência desses
conhecimentos enquanto princípios de conduta religiosa e confessional, mas sim
veicular o conhecimento religioso”. (cf. PCNER p. 22)
Dessa
forma, o conhecimento do fenômeno religioso está fundamentado nas ciências
humanas, sociais e na religião, suporte mínimo necessário para o
desenvolvimento do Ensino Religioso como um saber. Portanto, esse conhecimento,
na disciplina Ensino Religioso, remete para a “construção do saber”, entendido
em suas diversas nuances.
As
diferenças básicas, determinantes pelo encaminhamento do Ensino Religioso no
fazer pedagógico, mesclam-se nas diferentes tendências que perpassam a escola.
Assim,
o saber decorrente pode ser classificado em:
-
“saber em si” que é o olhar acerca
de algo, de alguém, de algum lugar, que se resume no repasse de informações; é
a informação pela informação. Isto também ocorre no Ensino Religioso quando se
faz o ensino da doutrina (doutrinação).
Neste
sentido, no Ensino Religioso, o “saber” construído a partir das respostas
elaboradas pelas Tradições Religiosas e Culturas á caracterizado como um “saber em si”,
veiculado como informação, mesmo que seja na perspectiva da pluralidade (mais
de uma);
-
“saber em relação” que é o saber a
partir das múltiplas relações sociais, políticas, econômicas, ideológicas. No
Ensino Religioso expresso pelo currículo organizado na perspectiva das relações
do ser humano consigo mesmo, com os outros, com o mundo e o Transcendente;
-
“saber de si” que é o algo a partir
de si mesmo, na busca de respostas existenciais (Quem sou? De onde vim? Para
onde vou? Por que vivo?)
O
“saber” (expresso pelos conteúdos), enfocado na perspectiva das relações
históricas, desencadeia uma valoração de ética (comportamento decorrente), que
hoje é explorado como Temas Transversais, os valores da Vida Cidadã, para todas
as disciplinas. E o seu fundamento está na Antropologia.
Já
o “saber de si”, o entendimento de si, se dá na reconstrução de significados
pela releitura (análise, interpretação) dos elementos do fenômeno religioso,
pois, para todo ser humano, culturas e tradições religiosas são elementos
significativos, densos e tensos que se conectam na formação do cidadão. Assim,
o “saber de si” fundamenta-se na fenomenologia religiosa.
Considerando
as categorias (conhecimento, pensamento e currículo, aula, aprendizagem,
ciência fundante), pode-se então entender a produção do conhecimento no Ensino Religioso.
Atividade
O que vamos estudar no ENSINO RELIGIOSO ?
A partir dos textos propostos acima - O QUE É O CONHECIMENTO RELIGIOSO ?
Escreva para nós gper@gper.com.br
Estudo no. 03 no dia 10 de outubro
Estudo no. 03 no dia 10 de outubro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecido pela postagem