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21 de junho de 2015

É incontestável que educação e desenvolvimento andam juntos: sem a primeira, o segundo não se realiza satisfatoriamente, pois é no âmbito da educação que o conhecimento inicia sua trajetória de gerador de riquezas. Assim, níveis insuficientes de qualificação influenciam negativamente o mercado de trabalho e, conseqüentemente, dificultam o desenvolvimento social e econômico do país. Especificamente para a qualificação da escolarização além dos aspectos materiais e físicos de uma instituição escolar, outro elemento significativo relacionado é a formação continuada do corpo técnico e docente de cada unidade escolar. Portanto, a educação continuada assume uma posição chave, deixando para trás uma época em que um diploma da formação inicial era suficiente  garantia ao profissional estabilidade por toda a vida. Os profissionais, dentro dessa nova dinâmica, são desafiados a qualificar-se de modo a possuir um olhar capaz de se deslocar habilmente  por muitos lugares e diferentes perspectivas, ou seja, de manterem-se em constante atualização, compreendendo, absorvendo e antecipando os movimentos contínuos que o ritmo do mercado globalizado impõe ao mundo.
Diante desse cenário, profissionais  vêm buscando adaptar-se o melhor possível: os primeiros especializando-se em suas áreas de atuação de forma a garantir um bom nível de empregabilidade, as segundas, procurando elevar o padrão de qualidade de sua equipe e, conseqüentemente, da sua produtividade. Abre-se, nesse sentido, novas perspectivas para um tipo de formação capaz de oferecer qualidade e menor tempo de formação: a pós-graduação Lato Sensu, uma modalidade de ensino mais voltada às expectativas de aprimoramento acadêmico e profissional, estreitamente vinculada ao mercado de trabalho. Devido a essas características, ela assume cada vez mais espaço, ocasionando uma dinâmica expansão para uma leitura ampla de suas respectivas área de atuação.

Especificamente no campo do Ensino Religioso em que a maioria das Unidades Federativas não apresentam uma formação inicial específica torna-se necessário organizar uma formação continuada para introduzir os professores na estrutura deste componente curricular e nos diferentes conteúdos.  Por este motivo  organizar cursos de formação continuada de doze horas para refletir sobre elementos nos campos – O QUE ENSINAR ? COMO ENSINAR ?

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